Alimentos Termogênicos: Como Perder Peso Comendo?

Você sabia que alguns grupos de alimentos podem ajudar você a perder peso e barriga? Esses são os chamados alimentos termogênicos, e têm como principal característica o poder de elevação da temperatura corporal.

O natural é que a temperatura interna do ser humano gire em torno de 36,5º C. Esses alimentos fazem essa temperatura aumentar, de forma que o metabolismo também acelere.

Alimentos Termogênicos

Alimentos Termogênicos

E quando o metabolismo acelera, a queima de gordura também acompanha o mesmo ritmo. Ou seja, quanto mais rápido estiver o metabolismo, maior será a taxa de queima de gordura.

Basicamente, isso acontece porque a carga energética necessária para manter as funções precisa ser maior.

Uma das maneiras que o corpo encontra para produzir essa quantidade maior de energia é através da queima da gordura. Quando ela é oxidada, libera moléculas de ATP responsáveis por manter todos os tecidos, órgãos e músculos em funcionamento.

Certamente você já consome muito dos principais alimentos termogênicos. Você só não sabia disso!

Veja alguns exemplos:

  • Pimentão;
  • Pimenta;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Chá verde;
  • Berinjela;
  • Linhaça;
  • Gengibre;
  • Melancia;
  • Água gelada;
  • Canela;
  • Até mesmo a alface!

Quais São As Principais Características Desses Alimentos?

Alimentos Termogênicos

Alimentos Termogênicos

Os alimentos termogênicos podem ser excelentes aliados do emagrecimento. Se você quer perder barriga, sugiro fortemente que comece a adicionar mais desses alimentos em suas refeições.

Mas, além dessas características, eles podem trazer vários outros benefícios.

Veja o caso da pimenta, por exemplo. A substância responsável pela ardência se chama capsaicina. Além de ela elevar a taxa de velocidade do metabolismo em até 20%, previne o organismo contra várias doenças, age como antiinflamatório natural, e até mesmo ajuda a diminuir a quantidade de colesterol ruim das artérias.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a pimenta pode fazer muito bem à saúde, contanto que consumida sem exageros, é claro.

O chá verde também possui uma substância incrível para a saúde, chamada epigalocatequina.

Além de ela trazer os mesmos benefícios que a pimenta, age também como bactericida e fungicida natural. Ajuda a prevenir diferentes tipos de câncer e melhora a circulação sanguínea.

Além disso, há pouco tempo os cientistas fizeram uma descoberta incrível. A epigalocatequina tem a propriedade de alterar a conformação das células, impedindo que alguns tipos de vírus entrem nela.

A descoberta mais recente foi em relação ao Zika Vírus, que depois de alguns testes, apontou resultados satisfatórios. A dificuldade em entrar na célula foi bem maior.

Em caso de qualquer suspeita, procure um médico imediatamente. O uso de alimentos como chá-verde e outros tipos de chás que contêm essa substância funcionam como preventivo, mas não como cura!

Você sabia também que a água gelada também atua como um termogênico?

Isso porque quando ela é ingerida, praticamente obriga o organismo a aumentar a velocidade do metabolismo para que a água entre em equilíbrio com a temperatura interna!

Clique Aqui e Compartilhe esse Artigo Com Seus Amigos no Facebook

Clique Aqui e Compartilhe esse Artigo Com Seus Amigos no Twitter

Clique Aqui e Compartilhe esse Artigo Com Seus Amigos no Google+

Quais São Os Benefícios? Existem Contraindicações Para Os Alimentos Termogênicos?

Perder Peso

Perder Peso

Praticamente todos os alimentos termogênicos atuam de forma semelhante no organismo. Eles melhoram o sistema circulatório, fortalecem o nosso sistema imunológico (prevenindo o corpo contra várias doenças), combatem gripes, tornam o sistema digestivo mais eficiente, dentre outros benefícios.

A forma ideal de consumir esse tipo de alimento é in natura. Mas ainda existe a alternativa de consumir cápsulas, que podem ser compradas em lojas de produtos naturais.

E, embora tenhamos falado até agora somente em benefícios, existem também as contraindicações para o consumo desse tipo de alimento.

O consumo exacerbado dos termogênicos pode causar efeitos nada desejados, tais como:

  • Insônia;
  • Taquicardia;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Ansiedade;
  • Tireóide comprometida;
  • Problemas no trato intestinal;

Além disso, crianças e idosos até podem consumir termogênicos, mas não como forma de perder barriga. Somente use isso como tratamento depois de consultar um médico e nutricionista.

Pessoas com problemas cardíacos e pressão alta devem evitar ao máximo o consumo desse tipo de alimento, mesmo que o intuito não seja perder barriga.

Pessoas com problemas na tireóide também devem evitar o consumo, já que uma aceleração no metabolismo pode comprometer ainda mais a saúde!

Lembre-se: perder barriga é o resultado da adoção de hábitos saudáveis, como se alimentar bem e praticar exercícios físicos. Não faça nada em exagero. Como tudo na vida, o desequilíbrio pode trazer consequências nada agradáveis!

Gostou de saber mais sobre os alimentos termogênicos? Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo e de compartilhar esse post em suas redes sociais!

E se você quiser saber mais sobre os alimentos termogênicos e como perder peso comendo, clique aqui para conhecer o Dieta de 21 Dias, um excelente programa para quem quer emagrecer de forma saudável e segura!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *