Perder Peso: A Mulher Tem Mais Dificuldade?

Não se trata de machismos ou algo do gênero. Biologicamente, a mulher realmente tem mais dificuldade para perder peso do que o homem.

E isso não se resume a um único fator. Na verdade, a fisiologia, genética e hormônios estão intimamente ligados à dificuldade que a mulher tem de perder peso em comparação aos homens.

Perder Peso

Perder Peso

Sem dúvida alguma, podemos dizer que o fator principal que dificulta a perda de peso é a questão hormonal. Principalmente quando a mulher entra na fase da menopausa.

Os sintomas mais comuns desse período são as mudanças constantes e repentinas de temperatura corporal, ganho de colesterol e também de peso.

Mas, para que isso não fique confuso para você, vamos partir de um início: o hormônio testosterona.

Assim como os homens, mulheres também possuem testosterona. Mas, obviamente, em uma quantidade muito mais baixa. Uma das funções da testosterona é produzir mais massa magra.

É claro que a testosterona não é a única responsável por isso. Não é só porque mulheres têm em uma quantidade muito menor que não vão conseguir emagrecer. Mas, em contrapartida, as mulheres não possuem um hormônio capaz de sintetizar essa massa magra e nem de acelerar o metabolismo, aumentando a taxa de queima de gordura.

Para que a testosterona possa agir como o catalisador do processo, é preciso se alimentar bem e praticar exercícios físicos. E como a mulher não possui um hormônio que faça isso, acaba precisando se esforçar muito mais o que os homens para emagrecer.

O hipotireoidismo, por exemplo, causado pela baixa quantidade de testosterona, é bem mais comum nas mulheres do que nos homens. Fadiga muscular, alguns distúrbios e ganho de peso são alguns dos sintomas causados por essa doença.

Alimentação X Suplementação

Suplementação

Suplementação

Muitas mulheres optam pelo uso de suplementos sintéticos à base de testosterona, mas isso é um tiro no próprio pé. Acaba sendo bem mais prejudicial para a saúde feminina.

A alimentação nessas horas é a principal aliada, juntamente aos exercícios físicos. Alimentos como folhas escuras, ricas em zinco e selênio, são essenciais para ajudar no processo de emagrecimento.

Um ponto importante a se ressaltar sobre o uso de medicamentos são os efeitos causados pelo anticoncepcional. Um dos efeitos do medicamento é o emagrecimento.

E embora seja o método contraceptivo mais eficiente que existe, pode causar alterações indesejadas no organismo, principalmente pelo fato de mulheres começarem a fazer uso das pílulas muito cedo. Inclusive, a perda da libido é um dos sintomas causados pelo uso.

Tanto a perda da libido quanto o ganho de peso podem ser consequências de uma verdadeira bomba hormonal que desregula a produção natural da mulher.

Por isso, é importante que antes de começar a tomar um medicamento dessa natureza, a mulher passe por uma consulta com um ginecologista para saber qual a melhor opção para a saúde dela.

Clique Aqui e Compartilhe esse Artigo Com Seus Amigos no Facebook

Clique Aqui e Compartilhe esse Artigo Com Seus Amigos no Twitter

Clique Aqui e Compartilhe esse Artigo Com Seus Amigos no Google+

Como Evitar Esse Problema e Perder Peso?

Perder Peso

Perder Peso

A mudança de hábitos é essencial para perder peso.

Apesar de a mulher ter uma dificuldade maior, não significa que ela não possa emagrecer, nada disso.

  • Uma mudança essencial diz respeito à alimentação. Crie o hábito de comer mais alimentos frescos, naturais, de preferência sem agrotóxicos. Alimentos integrais, ricos em fibras e de preferência com baixo índice glicêmico. Porém, mesmo sendo integral, é importante ficar de olho nas calorias. Nem sempre um integral é a melhor opção para emagrecer!

 

  • Pratique exercícios físicos, ao menos 3 vezes por semana. Isso já será suficiente não só para prevenir o organismo contra várias doenças, mas também para acelerar o metabolismo;

 

  • Mesmo que o anticoncepcional gere efeitos colaterais, caso você já faça uso, não deixe de tomar de uma hora para outra. É importante consultar um especialista para saber se isso pode gerar consequências no seu organismo. Além disso, é importante também definir um método contraceptivo eficiente e que não prejudique a sua saúde;

 

  • Evite ingerir álcool. Qualquer tipo de bebida, principalmente drinks doces preparados à base de frutas. Esse tipo de bebida é extremamente calórico! Mesmo a cerveja deve ser evitada, já que uma lata possui aproximadamente 240 calorias.

 

  • Não faça uso de suplementos sem antes consultar um médico. O uso de suplementos à base de testosterona pode causar um desequilíbrio no organismo muito grande, principalmente em relação à produção hormonal.

 

E agora, um recado especial para mulheres que queiram perder peso. Você já ouviu falar no curso Dieta de 21 Dias? Esse excelente programa vem ajudando milhares de mulheres a perder aqueles quilinhos indesejados e a recuperarem sua forma e autoestima! Quer saber mais sobre como ele funciona? Confira aqui o Dieta de 21 Dias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *